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Fundir cores, misturar identidades

Tendências03/02/2016

A Carnival Capsule Collection e a nova campanha globa da Benetton voltam a lançar dois grandes valores da marca, a cor e a diversidade, para um novo patamar de sofisticação e de contemporaneidade.

Esta coleção da United Colors of Benetton é uma celebração da cor em todas as suas nuances. Em linha com o legado da Benetton em matéria de compromisso social, esta nova incidência na cor em todas as suas nuances assume-se também como uma celebração da diversidade na nossa sociedade em constante mutação.

Qual o rosto típico de Londres? E de Tóquio, Nova Iorque, Milão, Berlim, Paris? Nesta nova campanha global da marca, o rosto de cada modelo surge numa versão parte analógica, parte digital onde se combinam todas as características presentes nas seis capitais da moda do mundo.

Com base em estudos e estatísticas demográficas de várias cidades, a United Colors of Benetton conduziu um inquérito para perceber a composição étnica de cada capital. Os resultados foram bastante interessantes. Por exemplo, os asiáticos são o segundo maior grupo étnico em Londres depois dos brancos. Em Milão, filipinos e egípcios são as comunidades estrangeiras mais numerosas. Em Nova Iorque, metade da população é branca ou latina e só 5% dos residentes em Paris vem de África.

Em cada uma destas capitais, a Benetton passou da pesquisa para a fotografia, apontando a objetiva a um grupo de mulheres cujos traços do rosto representasse a mistura de raças e culturas em cada uma dessas cidades. Em seguida, as fotos foram combinadas graças a um algoritmo complexo que garantia que cada grupo étnico era representado proporcionalmente nas várias categorias da cor da pele ao formato dos olhos e do nariz passando pelo tipo e cor do cabelo, bem como a forma do rosto em geral.

O resultado final, o rosto típico de cada cidade, foi depois inserido numa imagem final, dando vida assim à representação do residente ideal de cada cidade. No seu todo, os seis rostos são retratos espantosos de um mundo onde o caldo de culturas, tão reverenciado em trinta anos de imagens da Benetton, se torna finalmente na norma. O software pode ter ajudado nesta revelação, mas não há muita margem para dúvida: esse mesmo mundo está finalmente aqui, perante nós, e a diversidade é ainda mais bonita do que imaginávamos.

A Carnival Collection

A Carnival Collection é sinónimo de mestria em matéria de tecnologia de malhas, ao permitir juntar diferentes tons numa só peça. As linhas depuradas e atualizadas das silhuetas são evidenciadas pelo uso inteligente de padrões trabalhados na malha e de blocos com cores fortes e com personalidade, do magenta ao vermelho tijolo, passando pelo azul-turquesa e bordeaux.

As propostas de moda para homem e mulher são como que atravessadas pelo arco-íris de um prisma iluminado: linhas e padrões geométricos estão presentes em tops de corte geométrico que saltam à vista, mini-vestidos, casacos assertoados, saias trapézio, calças curtas e vestidos-camisa. As t-shirts são também de puro algodão e impressas com padrões óticos-geométricos e padrões com cores brilhantes e contratantes.

A linha para homem inclui camisolas polo em piqué e t-shirts em algodão com padrão espinha de peixe, pullovers de gola em bico e de gola redonda com padrões geométricos trabalhados na própria malha. A completar a coleção existe uma linha de calças justas para ele e para ela, e uma linha para crianças: sweatshirts, gola alta com fecho, t-shirts e jeans com padrões geométricos bordados.

Por Parque Nascente

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